A CCJ (Comissão de Cidadania e Justiça) da Câmara Federal
aprovou, nesta quarta-feira (11), a proposta que defende a restrição do uso de
aparelhos celulares em escolas de todo o país. O texto original do projeto foi
flexibilizado e agora deve seguir para análise no Senado.
A flexibilização da propositura permite com que os telefones
móveis possam ser utilizados em caráter excepcional, caso o aluno esteja em
situação de perigo, necessidade ou por motivo de força maior. No texto
original, a ideia era proibir o uso dos aparelhos por estudantes do ensino
básico.
Na proposta, existem ainda outras exceções, permitindo a
utilização dos celulares em casos bastante específicos, como quando houver fins
pedagógicos ou didáticos, de acordo com orientação dos professores; para garantir
a acessibilidade e inclusão aos alunos; ou para atender condições de saúde dos
estudantes.
Em novembro, uma proposta semelhante já havia sido aprovada
na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), sendo este um debate
antigo e que ocorre em diferentes âmbitos, tal qual a importância do assunto
sugere. Afinal, o aumento do uso de smartphones contribui para o surgimento de
novos problemas aos mais jovens, como, por exemplo, prejuízos no aprendizado.
Obviamente, uma ferramenta tão potente como essa tem o poder
de ajudar e facilitar o ensino e a integração dos jovens com um mundo cada vez
mais dependente do digital. Mas para isso ocorrer, é necessário pensar em ações
pedagógicas que sejam capazes de atingir esse fim. E enquanto isso não ocorre,
limitar tais aparelhos a regras específicas de utilização, pelo menos no
ambiente escolar, é uma solução muito válida.
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